top of page
Foto do escritorChrys

Mediação como ferramenta satisfatória e útil para transformar o conflito - por Elvira Braatz Bondan - Mediadora Judicial TJSC


Mediação como ferramenta satisfatória e útil para transformar o conflito

 

Elvira Braatz Bondan

Mediadora Judicial TJSC

           

Sabe-se que o conflito é parte inevitável em nossas vidas e relações, por outro lado, faz-nos gerar mudanças e novas descobertas. Assim, através da mediação se busca conhecer o conflito e a partir de então busca-se alternativas de solução aos envolvidos no processo.

E, neste momento, a função do mediador(a) será de entender o conflito e trabalhar, juntamente com as partes, para transformar o conflito de forma positiva, criando opções que possibilitem ganhos mútuos. Essa tarefa não é nada fácil, mas não é impossível. Com a prática, na mediação, vamos aprimorando o nosso feeling nas questões apresentadas e conseguimos criar estratégias para buscar o melhor caminho, sempre lembrando que o protagonismo é das partes, se elas realmente estiverem dispostas para auxiliar e chegar a solução do conflito, tudo flui. Do contrário, é dado o espaço para o diálogo, afinal, não estão obrigados a fazer acordo e muito menos o (a) mediador (a) irá obrigar a isso.

Segundo Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, em: Como chegar ao sim[1]: “O desafio não é eliminar o conflito, mas transformá-lo. É mudar a forma como lidamos com as diferenças – de uma luta destrutiva e antagônica para uma resolução de problemas prática e harmônica” (2018:11).

            E tudo se inicia através do diálogo, onde as partes poderão mostrar o que realmente sentem e desejam naquele momento, por isso, saber usar as palavras é uma forma de criar conexões, e perceber quais delas geram mais impacto, poderá, sem dúvida, transformar a vida dos envolvidos. Afinal, as palavras tem peso e determinam a qualidade da relação.

            Além disso, o(a) mediador(a) necessita praticar a escuta ativa, pois cada detalhe importa, afinal estamos tratando de vidas, de seres humanos, que buscam a melhor solução ao conflito, por isso, a importância de manter o equilibrio e o respeito nos diálogos, afinal, não estamos ali pra nos ofender, acusar, julgar ou se quer justificar algum erro, mas sim, para dar a oportunidade de cada um fazer o seu melhor, se redimir, se assim achar necessário, e seguir a vida de forma melhor, leve e positiva.

            Enfim, a mediação é uma forma de comunicação – via de mão dupla – visando sempre a uma decisão conjunta e positiva para as partes.



[1] FISHER, ROGER. URY, WILLIAM. PATTON, BRUCE. COMO CHEGAR AO SIM. Tradução de Rachel Agavino. Ed. rev.e atual. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page