
A mediação, como forma consensual de resolução de conflito, é processo de reconstrução do diálogo, da escuta
entre as pessoa. Precisamos entender que os conflitos são naturais, uma das consequências da vida em sociedade,
presente nas relações familiares, entre vizinhos ou no trabalho. É nesse contexto que a cultura da mediação, esta focada nas artes e em todas as práticas culturais em conexão a diversidade, forma e estilo de vida.
Suzana, tuas considerações são valiosíssimas. A diversidade, seja ela cultural, de gênero, econômica etc. deve ser considerada durante uma mediação/conciliação. Cabe a nós mediadores termos a sensibilidade de perceber se isso está interferindo na questão a ser trabalhada e acolher aquele que sente-se atingido por alguma forma de preconceito ou discriminação. É preciso muito "tato" neste momento e, de preferência, tratar essas situações em uma sessão privada. Dessa forma, a pessoa se sentirá mais à vontade para falar e acolhida e valorizada em seus sentimentos. Isso a tranquilizará para focar na busca de soluções consensuais para as pautas.
Suzana, te parabenizo pela importante reflexão trazida. A mediação é vivida em todos os momentos.💛
Olá, Suzana, perdão pela demora, só agora achei como autorizar!!
Exato, Suzana, o seu texto reflete a importância da mediação como uma ferramenta poderosa para resolver conflitos de maneira empoderadora e colaborativa . Ao reconectar as pessoas através do diálogo 💬 e da escuta ativa 👂, conseguimos criar um ambiente mais harmonioso e abrangente . Uma mensagem tão importante para fomentar a paz e a comunicação !